01 novembro 2011

SUS, Lula, classe média, esquerda etc

O ex-presidentão Lula, “o cara”, foi diagnosticado com um câncer de laringe. Estranhou uma tosse e uma rouquidão maior que o normal, foi lá no Sírio-Libanês e, logo após o diagnóstico, divulgou pra geral. Dizem que teve até plantão da Globo.

Na doença, as diferenças costumam ser deixadas de lado, ainda mais esta doença, que me dá arrepios só de pensar. Mas como Lulão é uma figura pública, polêmica e que desperta ódios e amores exagerados pra um ser humano, ninguém fez questão de ser muito comedido ao expressar opinião, principalmente na internet, onde o anonimato dá impulso a opiniões mais radicais.

Surgiu uma espécie de corrente dizendo que Lula deveria se tratar no SUS, já que, no seu mandato, gostava de dizer que “nunca antes da história deste país” o Sistema Único de Saúde tinha sido tão eficiente, assim como tudo do seu governo era muitas vezes melhor que em todos os outros governos de todos os tempos.

E pra me envolver na história: nasci em um hospital público em Cubatão – O Oswaldo Cruz, que nem existe mais. Meus pais não tinham recursos para atravessar a fronteira e dar aos seus filhos uma naturalidade melhor, vulgo ir parir em Santos. Tem gente que mora em CubaCity até hoje e se gaba “sou santista, nasci em Santos”. Sério. Patético. Mas enfim, após isso lembro de uns bons anos de infância ir no INAMPS com mamãe. E dia de médico era sinônimo de esperar, esperar e esperar.

Anos mais tarde, já com convênio da firma de papai – “tenho convênio”, as palavras mágicas – a gente ia no hospital Ana Costa, famoso aqui na região. Mas para minha surpresa e da minha jovem cabecinha, no convênio eu também esperava e esperava. E se a especialidade era um pouquinho diferente, lá ia a gente passear no Ana Costa de Santos.

Ou seja, os dois eram basicamente a mesma merda, mas atendiam. Felizmente, não me recordo de nenhum sufoco por conta de hospital, só se foi na tenra idade… Vou pesquisar aqui em casa.

Retirando-me da história, voltando ao Lulão, posso dizer com tranquilidade: não gosto dele como político. Opiniões diferentes, coisas que ele diz que me soam arrogantes ou que me atingem (“não precisei de diploma pra ser presidente”, acho deselegante, como diria Sandra). Não vou ficar me justificando, porque não é o caso, opinião é opinião, o que quero dizer é que, devido a estas divergências, jamais votei nele – mesmo já tendo votado no PT de cabo a rabo, por achar que os candidatos eram bons.

E do alto da minha tranquilidade de não ser Lulazete, em nenhuma instância, eu digo também: Lula está com câncer. Eu espero que ele procure o melhor tratamento possível, no SUS, no convênio, no exterior, porque eu faria isso por mim e por alguém querido. Espero que vença essa doença horrível. Porque se tem uma coisa em que eu acredito é que o mundo gira, e com isso, não sou eu que vou ficar brincando com a doença de ninguém. Ainda somos humanos, né? Acho que sim.

E do alto da minha experiência, de quem já foi classe D, ou pobre, que já usou o SUS, recebeu leite do governo, remédio, vivia de aluguel, não tinha nenhum bem supérfluo quando criança/pré-adolescente, recebia ajuda financeira de boas pessoas (e outras menos boas) até que as coisas se ajustaram e finalmente passamos a ter uma vida boa classe média, eu digo também: quem está recomendando o SUS ao Lula, querendo chamar a atenção pro “descaso” com a saúde pública, mas nunca passou nem na porta de um hospital público ou só foi lá no máximo pra levar a empregada doente, por favor… Menos. Bem menos. Só pára e pensa. Não me xingue e não me odeie, só pense um pouquinho: protesto de sofá envolvendo câncer alheio, SÉRIO?

Vamos só desejar o bem ao próximo, porque assim o bem volta? Nem que seja só por interesse próprio? Por mim fechou. Força para o Lula e todas as pessoas que estão passando por este situação. Saúde pra todos nós. Amém, irmãos dos mais diversos pensamentos políticos? Amém.

3 comentários:

Anônimo disse...

que ótimo ler um texto são e bom sobre esse assunto, cara. já estava desistindo da humanidade com essa história toda. parabéns!

Isadora disse...

opa, era eu no outro comentário :P

Gab disse...

Ai que coisa boa ler um post com TUDO que eu penso sobre o assunto.
Mas olha, tirou as palavras da minha boca. Até entrei numa discussão sobre isso pq tal pessoa dizia pra ele se tratar pelo Sus mas nunca entrou em hospital público. Ridículo, ridículo.
Sem contar que é exatamente isso aí que tu falou: tendo convênio tu espera e espera e espera também, ou seja.
Vamos ser um pouco mais humanos né galera?

Beijo!

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails