14 agosto 2011

As ilhas de Páscoa

Buscando roteiro para as minhas férias, que estão próximas (ufa!), andei pesquisando sobre a Ilha de Páscoa, com seus moais misteriosos e toda aquele energia “mística” embutida. Descobri que a ilha é apelidada de “umbigo do mundo”, por sua localização geográfica, bem no meio do caminho entre o continente sul-americano e a Oceania, no meio do Pacífico – um oceano que é tudo, menos da paz, vide os tsunamis e placas tectônicas sempre agitadas.

Cortando para a vida real…

Durante as últimas semanas, fui premiada com exemplos diversos de pessoas que se acham a ilha de Páscoa. Não só misteriosas ou interessantes, mas também o umbigo do mundo, o centro do Universo, o motivo pelo qual a Terra gira ao redor do Sol.

É aquela pessoa que se você não fala “bom dia”, ela acha que você tem algum problema PESSOAL com ela. E se você fala “bom dia” num tom de voz “estranho” (sendo que estranho é uma classificação que a pessoa constrói baseada em… whatever), é porque você não gosta dela. E se você dá um alegre e efusivo “bom dia”, é porque está sendo falsa com ela, ou ainda, está perdidamente apaixonado/a, porque, como se sabe, essa tal pessoa é simplesmente irresistível e adorável até a medula.

Pessoas narcisistas sempre existiram, mesmo antes do próprio Narciso ficar famoso e virar lenda. Acredito até que a nossa querida Internet e suas formas diversas de auto-exaltação, na mão de uma pessoa que já se achava no mundo “desconectado”, até potencializa a coisa toda. Há quem diga que até ter um blog pessoal nada mais é que uma exposição narcisista dos seus pensamentos, afinal, por que alguém ia querer ler o que você escreve? (É só não clicar no link!).

Diferente do mundo virtual, na convivência face a face, não tem como não clicar no link e fechar a janela. Somos expostos a essas pessoas que sugam as nossas energias, nos culpando por fazê-las infelizes, sem que nada falemos ou façamos. Ou pior, nós somos essas pessoas, às vezes. Quem nunca se sentiu o injustiçado do mundo e depois descobriu que estava totalmente errado?

Melindres e frescurites não combinam com amizade, amor e relacionamentos, pelo menos não com os bons e duradouros. E, infelizmente, sinto dizer: o mundo só girará ao seu redor se você beber bastante ou se você andar num carrossel, caso contrário, você é só uma micro-partícula de poeira cósmica no meio de um universo gigante que na maior parte do tempo, te ignora completamente. Foi mal.

Ficheiro:Orthographic projection centered over Easter Island.png

Desce daí…

Nenhum comentário:

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails