04 janeiro 2009

Mutare

Então, chegou! A famosa reforma ortográfica da adorável Língua Portuguesa esta aí e ninguém vai segurar. Por enquanto eu só sei que o trema e o acento diferencial sumiram. Ah, e o acento das vogais dobradas. E das paroxítonas seguidas de hiato (algumas... eu só lembro de "ideia" e heroico", os exemplos dados). A regra do hífen está mais confusa que a divisão político-geográfica (tem hífen?) da antiga Iugoslávia. Taí uma coisa que nunca entendi direito (não havia Wikipedia na época). O livro de Geografia ficava obsoleto rapidamente, como os iPods hoje em dia.
O que teremos, certamente, é uma paranóia (tem acento?) das pessoas que acham que podem estar escrevendo errado e das pessoas que acham que podem corrigi-las porque pesquisaram a regra no Google ao mesmo tempo em que liam o post das pessoas que acham que podem estar escrevendo errado. E eu desconheço as regras de pausas em frases longas.
Não sei se deixo transparecer, mas tenho uma forte preocupação com o que eu escrevo. Um erro de Português grave, uma troca de letras por erro de digitação, um engano - ainda que em palavras estrangeiras - me deixa tensa. Arrumo na hora quanto vejo. E, esteja certo, sempre tem alguma coisa. Não há problema em algum detalhe passar batido, eu só quero ter a certeza que olhei com cuidado.
Portanto, apesar do seu Camões aí do lado, erros poderão pular no seu monitor. Não apenas por causa da reforma, por qualquer outra circunstância. Não vamos usar a reforma como muleta, claro que não.
Regras são chatas, mas algumas delas devem ser respeitadas - as da escrita, eu acredito que sim. Um texto correto pode deixar até um assunto irrelevante mais bonito e atraente. É como um cara que não é lindo como o Hugh Jackman, mas tem um bom papo : pode te ganhar.
E com esta última frase, estabeleci o recorde de comparações cretinas no mesmo post.
Ou pode ser só paranoia minha.

2 comentários:

Anônimo disse...

M.E.D.O. dessa mudança, M.E.D.O.!

Alexandre disse...

Bom, temos um ano de adaptação, não é isso? Eu tb tenho uma certa paranóia com a minha escrita, mas estou melhorando.

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails