17 abril 2008

Em guerra

- TI, bom dia.
- Oi? De onde estão falando? Eu queria falar com o pessoal da Informática. Do CPD.
- É aqui mesmo. TI quer dizer "Tecnologia da Informação", é como chamam a área de Informática atualmente.
- Ah, tá. Olha só, eu queria falar que o sistema tá com problema.
- Você já ligou no Atendimento ao Usuário? Nós não estamos autorizados a atender sem que o problema esteja registrado.
- Aff... que frescura.
- Não é frescura, estamos seguindo as normas. Só isso. Não existem normas na sua área?
- Sim, sim, ok. Vou ligar lá.
(...)
- TI, bom dia.
- Oi. Já registrei o problema. Disseram lá que você ia receber um e-mail, eu também falei seu nome completo, o seu ramal e a sua sala.
- Não precisava. Aqui nós temos uma equipe, qualquer um deles pode te ajudar.
- Mas foi você que atendeu, então a bola está com você, minha filha.
- Ok. Aqui diz que "o sistema está errado". Mas você não falou qual a tela.
- A tela do sistema de Contabilidade, ué!
- Qual delas? Este sistema tem umas 100 telas. Qual o título dela?
- É... "Fechamento Mensal".
- Um minuto... pronto, achei. Tem que preencher uma data, coloco o dia de hoje?
- Sim. Aliás, isto também é um erro. Já deveria vir preenchida a data corrente, se eu estou entrando na tela hoje, é para ver os dados de hoje né? Dããã... Depois eu registro este problema.
- Isto não é um problema.
- Como não? Não é pra você! Imagina o tempo que eu perco digitando esta data todo dia!
- Eu quis dizer que o que você está pedindo é uma melhoria, não um erro. Um erro é algo que te impede de trabalhar. Entendeu?
- Sim, sim, ok. Então, está vendo o valor total? Está errado.
- Aqui aparece R$ 24834,44. Qual seria o correto?
- Olha, isso eu não sei. Esse cálculo é uma caixa-preta!
- Mas... como você sabe que este valor está errado, se não sabe qual é o valor certo?
- Ah, filha, é que eu tenho 20 anos de empresa. Este valor é muito baixo, não está certo mesmo.
- E como eu vou arrumar a tela, se não sei que valor tem que dar?
- Humm... faz assim, vai tentando. Chuta uns valores na fórmula e me passa, que eu vou conferindo.
- Não posso fazer isso! Vou ficar o dia todo simulando cálculos?
- Mas você não está aí para isso?
- Não, senhor, eu desenvolvo e dou manutenção em sistemas. E também temos vários projetos para novos sistemas. Só da sua área, tem 3 em andamento. Somos cobrados por prazo e qualidade, é inviável ficar fazendo batimento de contas que a gente nem sabe o valor que tem que dar!
- Mocinha, não me venha com essa não. Eu sei que isso que vocês fazem é molezinha. Um sobrinho meu fez um curso de Excel e faz vários desses programas aí em 5 minutos. Vocês devem é ficar na internet o dia todo.
- Ahhh essa é boa! Quem me dera! Mal consigo levantar para beber água!
- Sim, sim, ok. Quer dizer que você não vai me atender?
- Vou, desde que você me passe um valor de referência.
- Já que você precisa de um valor, que seja. R$ 30000,00.
- Certo. Vou verificar.
- Mas rápido, tá? É muito urgente, um dos diretores quer ver esta informação no máximo amanhã.
- Sim, amanhã cedo dou um retorno.
(...)
- TI, bom dia.
- E aí?
- BOM DIA. Eu acabei de chegar e meu micro está ligando.
- Você não terminou ainda?
- Sim, como eu disse, meu micro está ligando. Um momento, vou abrir o cálculo... Olha, revisei de todas as formas, o valor é este mesmo. Ele é formado a partir de outros valores que o usuário digita no sistema. Só se digitaram errado.
- Bem, que seja. Vou mostrar para o diretor assim mesmo.
- Se precisar me ligue novamente.
- Sim, sim, ok.
(...)
(Na reunião com o diretor)
- Senhor Diretor, podemos concluir desta forma que o valor total é de R$ 24834,44.
- Certo, certo. Vocês não sabem, mas eu venho acompanhando este cálculo pessoalmente, detalhe a detalhe. E pelos dados que possuo aqui, está corretíssimo. Parabéns!
- Obrigado, Senhor Diretor. Eu coloco o meu conhecimento a serviço da empresa.
(...)
- TI, boa tarde.
- Oi. Você já fez aquela mudança na tela do Fechamento Mensal? Para aparecer a data sem eu precisar digitar?
- Não, senhor. Tem que ser feito um pedido formal, ligando no Atendimento.
- De novo? Mas eu já liguei!
- Como eu expliquei da outra vez, é diferente. Agora é uma melhoria.
- Sim, sim, vou ligar.
- Ahh, me diga. Foi tudo bem na reunião? O valor estava correto?
- Parece que sim. O Diretor não reclamou. Talvez, no meio de tantos valores, tenha passado despercebido. Escuta, depois que eu pedir lá no Atendimento, demora quanto tempo para você mudar aí a tela do Excel?
"TI : ame ou enlouqueça".

3 comentários:

Anônimo disse...

"Qq semelhança com a realidade NÃO é mera coincidência."

Unknown disse...

aff...essa me irritou ...meu é bem assim mesmo rsrsrsr e haja paciência...

Alexandre disse...

This is the modern age. (rs)

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