27 outubro 2007

"Save the axé singer, save the world"

Às vésperas de mais um show, começa uma nova maratona de críticas, resenhas, fotos, opiniões (solicitadas ou não) sobre os cantores e bandas que estão se apresentando. O exotismo de fulana, a delicadeza de sicrano, o som sem frescura do grupo X. Ah, os chavões...
O meu preferido é o tal "Fulano é a salvação do rock". Que tal fazer um processo à la Jack nesta simples sentença e ver que ela é apenas mais um cacoete de pretensos "entendidos" - inclusive eu mesma?
Primeiro... "salvação". O rock precisa de salvação? Como assim? A Ivete Sangalo precisa de salvação. Aquela voz e aquele energia não podem ser dispendidas com "Põe a mãozinha pra cima" o resto da vida. Os micareteiros precisam de salvação. Aquelas almas perdidas seguindo e enriquecendo a mediocridade musical é que necessitam de um remédio, urgente.

Um momento, dona Aline. Nós achamos que quem precisa de salvação é você. Cantando estas músicas em inglês, sem entender nada. E quando entende, só fala de sexo, drogas e mais rock 'n' roll. Não dá nem pra dançar, é só um bate-cabeça sem noção. Não traz a alegria contagiante da Ivete. Vai se salvar, Aline. Tira isso do seu corpo que não te pertence.

Como pudemos observar nestes dois confusos parágrafos anteriores, salvação depende do olho que vê.
Você ama os Beatles? Desculpa, mas eles não voltam. E não haverá nada igual a eles. Piores (já tem demais), melhores (será?), porém jamais iguais.
Por que não podemos ter uma experiência nova? Não importa se é melhor ou pior. Apenas novinha em folha, pronta para ser apreciada. Gosta-se ou não. Ouve-se o dia inteiro ou condena-se à poeira da caixinha do CD (alguém ainda tem CDs?). Ninguém será Elvis, nem Hendrix, não haverá Ramones II, a missão.
Segundo.... rock. "Isso sim é rock!". Qual deles? Classic, Indie, New Metal, Punk, Pós-Punk, Alternativo, Brasileiro, Mexicano, Hardcore, Emocore, New Wave, Heavy Metal, Progressivo, Glam Rock, Surf Music, Pop-rock... Quando falamos da salvação do rock, a qual deles nos referimos? Provavelmente ao que nos dá maior prazer em ouvir. E os outros, coitadinhos, não têm salvação? Não são rock? Poxa vida... será que eles são Axé?

Ahh lá vem a implicância de novo ! Que preconceito ! Nós pulamos o Carnaval 10 vezes por ano com uma animação que você jamais terá, dona Aline!

E por fim... Fulano. Depois de Cristo, todo mundo tenta achar a solução do mundo concentrada em uma só pessoa. Peraí, gente, ele é o filho do Hômi. Se a salvação do rock, seja qual deles for, é realmente necessária, por que colocar toda a responsabilidade nas costas de uma banda só, um cantor só? Porque você gosta dele, né? Tem pôster no quarto, coleciona as matérias que saem na internet, decorou todas as músicas, estava pensando até em fazer uma camiseta "Deus no céu e Fulano na Terra"? Não é? Confessa!! Confessa!!
Não, amigos, o rock não precisa de salvação. O fato de ser uma amante da música e do rock só me faz crer que é ele quem nos salva, a cada vez que o fone chega ao ouvido, que as notas chegam ao cérebro, que o la-la-la chega às cordas vocais.
Quanto aos axés da vida... ah, o importante é ter saúde, certo? Vamos jogar as mãozinhas pra cima e balançar nossas cabeças.

Hum... melhorou, dona Aline. Eu também acho que o Babado Novo, da Claudinha, não é a salvação do axé.
Viu como você pode ser uma mocinha legal? Estou pensando até em ter chamar para o próximo show do Asa!

No thanks!!!


Vamos lá, vai salvando, vai tirando o pé do chão...

Um comentário:

Alexandre disse...

gostei da postagem.. :) e eu só tenho uma coisa a dizer: eu odeio a Ivete Sangalo. (rs)

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails