27 novembro 2011

Isto não é uma análise econômica

Passando pelos sites de notícias, achei este texto que explica de forma simplificada a tal “crise na Europa”. Resumindo, gastar mais do que ganha pode levar qualquer um a falência, sejam famílias, países ou mercados comuns.

Há muitos anos, no começo das articulações para formar a União Europeia, lembro que escrevi sobre o assunto em um trabalho de Geografia. Eu falei que a União e o Euro não iam dar certo, mas não me recordo das justificativas que dei, acho que falei algo sobre “culturas diferentes”. O professor não gostou.

Como eu tinha a ousadia de duvidar do continente europeu?

Bem, pensando em europeus que tem a ver conosco, aqui na parte de baixo do mundo, se eu fosse tomar por referência o trabalhinho de mau gosto que fizeram Portugal e Espanha, explorando ao máximo e deixando o resto, eu só tinha razões pra duvidar mesmo.

E já que este não é um texto econômico e especializado, me permito dizer que estou morrendo de rir das taxas de desemprego recorde. A mais baixa, aqui, e a mais alta, lá no primeiro mundo antigo e evoluído. E estou rindo também do monte de gente procurando emprego por aqui (para os portugueses tem até comunidade no Facebook, reclamando da burocracia brasileira pra trabalhar no Brasil… hahahaha). E além disso, estou rindo quando lembro do monte de brasileiros que não puderam entrar em muitos destes países – não sou a favor de ilegais, mas havia casos de turistas mesmo, com hotel confirmado, passagem de ida e volta dinheiro e tudo mais. Se não eram barrados, havia o constrangimento. E estou rindo até com a péssima fama das mulheres brasileiras por lá. Me chama de puta, mas e você que não fecha a conta no fim do mês?

Sim, eu sei que está tudo conectado e, havendo quebra lá, todos vamos sofrer. Mas me deixa rir enquanto posso.

Isto não é uma análise econômica. É só um texto rindo da ironia do mundo.

Nenhum comentário:

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails