07 outubro 2008

I see dumb people... when I look in the mirror

Hoje dei uma de Romário. Sabe aquele jogador que se acha tão bom, experiente e malandro que não precisa mais treinar? Ou que confia muito no seu jogo e sempre acha que está fazendo o certo?
Pois hoje, caí do pedestal. Pela primeira vez, deparei-me lutando contra um vírus de computador.
A burrice começou na tentativa de instalar um programa que resolveria um probleminha... que nem era problema, era frescura. Estava difícil achar uma solução, restando-me apenas o caminho do software alternativo. Só que dessa vez eu caprichei na "alternatividade" do programa, confiei no .exe e fui... Imediatamente, reconheci a burrada. Segundos depois, tela azul. Burrada confirmada, parabéns!
Graças a Dios, o anti-vírus foi porreta e deu conta do recado (Avast!, recomendo). No entanto, um vírus não apenas contamina arquivos. Ele quer estar ali, presente, sempre que você ligar o seu bichinho, para contaminar mais outros arquivos, que você mandará para a chamada "Quarentena". Se você não for na raíz do problema, é um ciclo infinito. Em pouco tempo, de quarentena, você passa a UTI.
Pois, o mesmo sentimento que me fez pegar esta peste foi o que me fez combatê-lo com sucesso : a (exagerada) confiança. Deletar arquivos do c:\windows\system32\drivers e chaves do Registro exige um tanto de ousadia. Ou melhor, como diz o poeta, "f..dido, f..dido e meio". O que seria algum aplicativo sem funcionar, diante da presença maléfica de um vírus?
Bem, se estou postando agora é sinal que consegui combater o invasor. Por enquanto. Agora vou é ficar um bom tempo prestando atenção em tudo o que acontece com o PC. Pra compensar o descaso hoje, certo?
O problema que originou tudo? Dane-se. Nem era um problema.

Lições aprendidas :
- Se não é problema, não tente resolver.
- Vírus não acontece apenas com os outros.
- Se você estivesse lendo um livro, nada disso aconteceria.

Softwares recomendados : Avast! Anti-vírus, Ad-Aware, Spybot, CCleaner.


"Vou arrumar umas coisinhas no meu computador..."

6 comentários:

Anônimo disse...

ok, mas não deixe de atualizar os outros softwares...

André Seoane disse...

Aline esse esforço todo e correr o risco de ficar sem máquina (SO zoado no caso ).


Faz o seguinte ... rs rs se tua máquina aguentar ... usa o vmWare e sobe uma máquina virtual com disco não persistente. Qualquer cagada, no próximo boot da VM estará LIMPO sem Virus sem BO's ... ehhehhe

bjus e precisando de ajuda manda um email ... SMS, sinal de fumaça, Bongograma ou simplesmente me liga . ;)

Cristina disse...

Se isso acontece contigo, que entende dessas coisas, imagine comigo. :p

ART disse...

eu não uso mais o avast. faz um ano que me apaixonei pelo Avira Antivir. A interface é pobre, mas gostei mais desse... parece ter encontrado coisas que o avast nem percebeu... fora que, acho, deixa o micro menos lento.

Alexandre disse...

Faz tempo que não passo por uma dessas, ainda bem.

p.s.: recomendo o Avast tb.

Café & Cia disse...

"Se não é problema, não tente resolver." Adorei essa frase! Vai ser meu lema.

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails