07 abril 2008

Cruzadas

- "Não-sei-quem" Ono, mulher de John Lennon.
- Yoko.
- Ok. "Dia", em inglês.
- Day.
- Como soletra?
- D-a-y.
- Não dá. Termina com "i".
- Como assim?
- Está aqui, cruza com o nome da mulher do John Lennon.
- É Y-o-k-o, com "y".
- Ahhh. "Localiza-se entre a membrana plasmática e o núcleo (Biol.)".
- Hum... tem dica?
- Quarta letra é um "o".
- Tenta completar mais.
- "Esposa de Zeus (Mit.)".
- Hera.
- Não dá. Tem 4 letras.
- Hera com "h".
- Ahhh. Aquele da membrana agora tem um "o" na quarta letra e um "a" na sétima.
- Tenta mais uma que cruza com ele.
- "Compositor de 'As Quatro Estações'".
- Quantas letras.
- Sete. A última é um "i".
- Não sei não...
- Vou ver uma que cruza com esta. "Antes não-sei-o-quê do que nunca", ditado popular.
- Tarde.
- Então, no compositor, a penúltima letra é "d". Termina em "di".
- Vivaldi?
- Bem, cabe. Voltando na membrana. Ficou quarta letra "o", sexta letra "l" e sétima letra "a".
- Tenta outros.
- Rudolph Giuliani, ex-prefeito de NY. Ué, o que tem que adivinhar nesta?
- São as iniciais.
- Ahhh. RG. "Atração do circo", sete letras. A quarta é um "h". Olha, cruza com a membrana.
- Palhaço?
- Deu. País de Roger Federer, cinco letras.
- Suíça.
- Não dá. A quarta letra é um "c".
- Não é cedilha?
- Ahhh. É mesmo, por causa do palhaço. Eu coloco cedilha em cruzadas?
- Claro, cedilha é uma letra.
- Não é uma letra, é um sinal de pontuação.
- Você entendeu o que eu quis dizer.
- Entendi, mas custa você se expressar da forma correta?
- Como é? Quem está falando, aquele que escreveu "Yoko" com "i"? Que não consegue nem completar os quadradinhos com iniciais? Quem nem sabe o que se localiza entre a membrana plasmática e o núcleo?
- E você sabe?
- Eu não, mas você não ajuda a descobrir!
- Você é um metido a sabe-tudo, que não sabe nada!
- Então não me pergunte mais, espertão! Vai fazer esta cruzada pra lá...
- Ehhh... só mais uma coisa... Eu coloco acento em "Suíça"? Acento agudo é uma letra?
- Não, é um sinal de pontuação.
- Mas se cedilha é uma letra, acento agudo não é?
- Você mesmo me corrigiu, dizendo que cedilha não é letra!
- Corrigi sim, mas estava dando certo, agora eu não sei!
- O que cruza com "Suíça"?
- "Estado norte-americano, onde fica Miami".
- Flórida.
- Cruza com o "i" da Suíça, sem acento.
- Então não põe o acento, não existe "Florída".
- Mas nem o acento no "o"? Senão fica "Florida". Cheio de flores.
- Se um não tem acento, o outro também não tem. Além disso, é inglês, não tem acento mesmo.
- Ai meu Deus, cedilha vale, acento agudo não... última para tentar a da membrana : "Razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente de um ângulo agudo (Plur.)".
- Vixi... Quantas letras?
- Nove. Quarta letra é um "g".
- Bem, é plural, a última é "s". Sei lá! Põe qualquer coisa aí. Como é o nome daquele cara dos catetos? Pitágoras? Hahaha!
- Ahhh. Não cabe.
- Mas não é isso não! Acho que é "tangentes".
- Tá, eu vou pôr. Agora a membrana ficou _ _ T O _ L A _ _ A .
- Citoplasma! Claro, que fácil! Como eu não lembrei disto?
- É, para quem chama cedilha de letra, até que você é inteligente.
- Vai à merda, vai. Mas diz aí, que tal agora um Numerox?

Um comentário:

Semiramis Moreira disse...

Tá com saudade de fazer palavras cruzadas? :)

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails