05 julho 2011

A Caixa

Cada vez menos eu me empolgo com filmes. O que é legal de ver quando você está na cadeira do cinema, diante daquele telão gigante, ou na sua poltrona, na frente do monitor de LED 3D (não a minha…)? Explosões? CGI? Romance ideal? Monstros? Planetas inventados? Também, depende do seu momento. Mas e as histórias? Boas, ruins, críveis ou absurdas… As histórias com pessoas reais, sentimentos de verdade e um pouquinho de fantasia pra temperar? Eu gosto destas. Onde estão?

Um filme nessa linha foi o que eu assisti ontem, sem querer, em um dos Telecines: “A Caixa (The Box)”, de 2009, conta a história de uma família comum do subúrbio. Norma, uma professora universitária (Cameron Diaz, num papel decente), Arthur, um engenheiro da Nasa (James Marsden, top 10 “me liga”) e seu único filho. Em meio a essa vidinha bem comum, tediosa até, aparece à porta de Norma um cara sinisssssstro (Frank Langella) oferecendo… uma caixa. A bendita tem um botão dentro e a seguinte regra: se Norma aperta o botão, a família ganha 1 milhão de dólares, maaaas, uma pessoa que eles não conhecem, em algum lugar do mundo, morrerá. Se não apertarem o botão, o esquisitão oferece a outra família. Ah, e tem que decidir em 24 horas. Claro, a aparição da caixa coincide com um momento difícil nos empregos de ambos. Sonhos a realizar, contas a pagar, filho pra criar e… bem, o que vocês acham?

Daí em diante o filme é uma mistura de terror com ficção científica, viagem de ácido e chá de fita. Algumas partes não são bem explicadas (ou eu que me perdi), mas enfim, te prende o tempo inteiro. Você quer entender o que está acontecendo, como, porque, quando… E olha que nem gosto de filme de “medinho”, mas me vi assustada com o sinissssstro e sua aparência horripilante me olhando quase no fim do filme.

Claro, o valor do filme também está em despertar dezenas de questionamentos filosóficos e morais. E aí, matavas alguém por um milhão de dólares? Alguém que você não conhece? Como disse o lindão Arthur no filme, “somos capazes de viver com isso?”.

E quem seria?

Trailer:

Nenhum comentário:

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails