26 setembro 2009

Cinismo

flor (2)_Small

“Ao contrário da acepção moderna e vulgar da palavra para o cinismo, o objetivo essencial da vida era a conquista da virtude moral, que somente seria obtida eliminando-se da vontade todo o supérfluo, tudo aquilo que fosse exterior. Defendiam um retorno à vida da natureza, errante e instintiva, como a dos cães.”

 

flor (3)_Small

“Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade. Segundo os Cínicos, é justamente a libertação de todas essas coisas que pode trazer a felicidade que, uma vez obtida, nunca mais poderia ser perdida.”

flor (5)_Small “Assim como a preocupação com o próprio sofrimento, a saúde, e a morte, a preocupação com a saúde, a morte e o sofrimento dos outros também era algo do qual os cínicos desejavam libertar-se. Por isso que a palavra cinismo adquiriu a conotação que tem hoje em dia, de indiferença e insensibilidade ao sentir e ao sofrer dos outros.”

flor (4)_Small flor (6)_Small

flor_Small

Por um mundo menos cínico. Começando por mim.

(Citações : Wikipedia).

Um comentário:

Semiramis Moreira disse...

Li isso várias vezes e acho q ainda não entendi... tô ficando ignorante com o passar do tempo...

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails