08 junho 2009

Mente cheia é a oficina

Os 80 minutos diários de percurso rumo ao lugar onde ganho o pão (40 na ida e na volta) me proporcionam algumas viagens musicais. Analisemos Shakira.
Ah, o Google me ajudou com a tradução. Siga a música aqui.
*
“Saludar al vecino
Acostarse a una hora”
Cumprimentar vizinho? Sim, tenho essa falha. Não ligo para cumprimentos e acho que ninguém liga, o que não é verdade. Fora um tímido “bom dia/tarde/noite” eventual, passo por grossa (prefiro usar as palavras “discreta” e “invisível”).
Deitar-se a uma hora qualquer? Desde que seja cada vez mais cedo, para eliminar o pouco tempo livre que resta.
*
“Trabajar cada día
Para vivir en la vida”
Trabalhar é comigo mesmo, viver estamos devendo. Ele faz parte da vida, mas ele só não é vida.
*
“Contestar sólo aquello
Y sentir sólo esto”
Isso que me mata. Só pode fazer isso, só aquilo, todo mundo faz assim, isso é o certo porque é e pronto. Me irrita muito. Até mais do que deveria, mas não consigo evitar.
*
“Y que Dios nos ampare
De malos pensamientos”
Deus tenta, porém os maus pensamentos sempre nos cercam. E às vezes, são eles que comandam.
*
“Cumplir con las tareas
Asistir al colegio
Que diría la familia
Si eres un fracasado?”
Pressão pelo sucesso, desde que seja ao gosto dos outros. Nessas horas tem família que atua como inimigo. Não é meu caso, felizmente.
*
“Ponte siempre zapatos
No hagas ruido en la mesa
Usa medias veladas
Y corbata en las fiestas”
Seja sempre fino e educado, robozinho. Imagino todo mundo sentado em uma mesa de festa com vestidos longos, meias-calças desconfortáveis, gravatas e sapatos apertados, com sorrisos amarelos.
*
“Las mujeres se casan
Siempre antes de treinta
Si no vestirán santos
Y aunque así no lo quieran”
Hahahaha. O mundo é mau com as mulheres. Mas eu só tenho até os 30? “Se não ficarão solteironas, ainda que não queiram”. Repito : o mundo é mau, meninas, se cuidem.
*
“Y en la fiesta de quince
Es mejor no olvidar
Una fina champaña
Y bailar bien el vals
Y bailar bien el vals”
Fiz isso uma vez na vida. Pelo menos serviu para eu nem pensar em fazer algo semelhante nos meus quinze anos. Nem lembro o que fiz. Gosto mais dos meus vinte e tantos.
*
Sim, eu preferia dormir no trajeto do ônibus. Não consigo.
*
Nada tenho contra a Shakira “hips don’t lie”, mas a “pies descalzos” é melhor. Direto dos meus quinze anos.
Taí, lembrei. Eu devia estar no meu quarto ouvindo música.

2 comentários:

Cristina disse...

Eu já pensei em baixar o "Pies descalzos", mas sei lá, ainda não assumi de td o coração (?) que gosto da Shakira roots.

Semiramis Moreira disse...

Só faltou eu ouvir a Cissa Guimarães falando a frase 'Direto do túnel do tempo'... hahahahaha

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails