02 maio 2009

Hecho para ti

Gostas de rugby? Se você é brasileiro, duvido muito. Mas claro, todo pé cansado tem seu sapato velho, todo esporte tem seus fãs.
Eu tento imaginar o que os fãs brasileiros de rugby devem ter pensado quando viram isso…
uru3
Essa é a seleção uruguaia de rugby. Conseguiu reconhecer o logotipo no meio da camisa? Que tal uma imagem mais próxima?
uru2
Ah, agora sim. Conhece esse banco? Talvez você tenha até uma conta nele.
Longe de mim questionar as ambições de internacionalização do banco, a política de investimento e patrocínio ao esporte e tudo o mais. Há profissionais fazendo isto lá dentro. Só deve ser estranho de ver, principalmente para os jogadores da seleção brasileira – que não tem patrocínio algum.
Ao saber disso, lembrei na hora que vi o logotipo do banco em outros dois eventos internacionais : os torneios de Viña del Mar e Miami, ambos de tênis. No caso, o apoio era do “private bank”, que eu imagino, seja uma vertente chique do banco, para aqueles clientes que tem muita bala na agulha. Ou como se diz aqui em casa, que tem cabelo no nariz (desconheço a origem da frase, mas usamos para dizer quando a pessoa tem muito dinheiro. Quem souber a explicação, fique à vontade).
Quase caí pra trás quando vi o quadradinho com o nome do banco estampado nas paredes em volta da quadra. Mas achei interessante.
Inclusive, tivemos também no Chile mais dois eventos de tênis, desta vez exibições com a participação do chileno ex-número 1 do mundo, Marcelo Ríos, que contaram com a marca do banco : O “Duelo de Maestros”, em 2008, com Pete Sampras e uma exibição no mês passado, com a participação do americano Andy Roddick.
*
Enquanto isso, em uma país de bandeira verde e amarela…
Preciso dizer alguma coisa?
*
Mas sejamos justos. A empresa investe no tênis por aqui.
“A Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2009 é patrocinado pelo Itaú através da Lei de Incentivo ao Esporte/ Ministério do Esporte - Brasil Um País de Todos - Governo Federal, com a chancela da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e o apoio do Clube do Tênis, PUC-RS, USP, Revista Tennis View e Federações de Tênis dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.”
*
Só por curiosidade, a lei :
“Elaborada nos moldes da Lei Rouanet, voltada para o incentivo a projetos culturais, a Lei de Incentivo ao Esporte prevê a renúncia fiscal de parte do imposto de renda devido para que seja usada como investimento em projetos esportivos. Pela lei, pessoas físicas poderão doar ou usar como patrocínio até 6% do imposto devido, e as pessoas jurídicas - empresas, clubes sociais, entidades de classe, entre outros -, até 4%. Após a regulamentação, uma comissão será criada para avaliar os projetos que poderão receber incentivo.”
*
Estão vendo, olha a falta que faz um estímulo! Um cortezinho básico dos impostos e pronto, vamos ajudar o esporte amador.
*
Deixei para o final a piada pronta.
Ou seja, na verdade são dois patrocínios de pelada (ha-ha-ha, que humor fino…).
*
Em tempo : a seleção uruguaia de rugby derrotou o Brasil por 71 x 3. Aqui segue um link para mais informações sobre o esporte (é o site do rapaz que comenta na ESPN).
Não deve ser nada fácil ser fã ou atleta de rugby no Brasil. Para falar a verdade, fácil mesmo só para jogador de futebol, político e dono de banco.
*
uru1
Un banco hecho para ti.

5 comentários:

Semiramis disse...

Não q estejam errados, mas é triste ver isso. Todo o investimento em esporte no Brasil se resume ao futebol...

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

71 a 3?? Deve ser por isso que o banco não patrocina. rs

Brincadeiras à parte, é triste constatar esse amadorismo capitalista, se é que podemos chamar assim, das nossas empresas privadas no patrocínio esportivo.

Já reparou quais são os maiores patrocinadores esportivos do país? Banco do Brasil, Petrobras.. Tá certo que são empresas estatais gigantes, mas o Itaú não é nenhum banquinho de investimento que existe só na Avenida Paulista.

Café & Cia disse...

Só uma curiosidade... A seleção brasileira de polo tem patrocinador?

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails