13 abril 2009

Espia só

Descobri que sou uma jovem canguru. É o que diz uma das últimas revistas Veja que receberei como assinante. É, vou abandonar esse barco… Só quero ver quanto tempo será gasto com as justificativas de cancelamento e o estorno de parcelas programadas no cartão de crédito.
Faz muito tempo que sou assinante da revista, iniciativa tomada pelo simples prazer de ler algo, pelo gasto dos primeiros salários em algo útil, por ter o que ler toda semana. Com o passar dos anos, estes motivos foram todos para o ralo.
Mas antes, já fazendo a ressalva, eu nunca dei bola pro blá-blá-blá ideológico da publicação. Todo meio de comunicação é parcial, ponto. A Veja não é nem o estandarte da Verdade nem a besta do Apocalipse. Eu sempre me espantei com o “poder” atribuído a ela, até porque, a maioria que lê e gosta não tem nadinha de “revolucionário”. Quer só manter o seu.
Também nunca achei que fosse algum tipo de status. Eu assinava porque assinava, era bom ter uma revista todo sábado em casa. Quem gosta de ler até bula de remédio, talvez entenda melhor.
Sejamos sinceros, hoje 90% das informações que leio vêm da internet. A revista que era a alegria de leitura do sábado virou um estorvinho. Tudo o que aparecia nela eu já havia lido em algum lugar, nas versões A, B, C, D e E, esquerdista, direitista, de centro, de lado, em cima e embaixo, em inglês, espanhol, alemão, javanês e marciano (oi, sou poliglota hehe).
Porém, talvez não seja só isso. Depois que o Lula ganhou as eleições, a Veja ficou cada vez mais chata, na parte política e de economia. A vergonha alheia me fazia pular as páginas deste assunto, e eu acabava indo direto na sessão de filmes e música, lá pro fim. Ou pra Vejinha. Quer ver um exemplos?
Quando a cobrança da CPMF foi suspensa, apareceu uma foto com um monte de deputados dos partidos de oposição comemorando, como se fosse “a vitória do povo”. Oi? Foram esses mesmos “oposicionistas” que criaram essa joça no governo FHC. Não me zoa, Veja.
Outra matéria que me causou uma sensação de rir para não chorar foi algo falando da classe média. Traçaram um perfil de bens e gastos, que incluia como “carro típico” de classe média uma Chevrolet Zafira. Média? Só se for média rica, média milionária. Eles me incluíram aí nessa classe média deles e eu não consigo comprar nem um Uno usado.
Aquela capa com o Tio Sam apontando pra nossa cara, dizendo “Eu salvei vocês” também foi sem-noção. Como eu disse, depois que a Veja virou oposição ao governo, perderam a mão. E a noção do ridículo, algumas vezes.
Claro que as matérias não-politizadas continuaram boas, interessantes, enfim, mas como já foi dito, tudo eu encontrava no www.qualquersitedenoticiasdecente.com (a url não existe, só para avisar!).
Então, Veja, obrigada pelos anos de serviços prestados. Com certeza, ainda serei cliente das edições especiais da Vejinha, de melhores bares e restaurantes. E me vou com a consciência tranquila, de que estou contribuindo para a preservação de milhares de árvores, com a economia do papel dos exemplares que me eram destinados.
*
Não, não vou assinar a Carta Capital, nem tatuar a foice e o martelo nas costas. Não gosto de radicalismos pendendo para lado algum, gosto da liberdade de se falar o que pensa, sem tentar convencer os demais que só a sua opinião presta. Opinião com humildade, aprender com as diferenças de pensamento. O mundo seria bonitinho assim, não?
Estou pensando em assinar a Super, pelo menos é edição mensal (mais tempo para ler, menos papel). Sugestões?
*
Minha seleção de capas recentes de Veja que passaram do ponto :
- Simulação da reeleição infinita de Lula, intolerância contra quem acredita no criacionismo, justificativas irrelevantes para as “estatizações” do governo Obama (ele continua liberal, tá?).
capaCAJLUH9W capa1 capa
- Exploração da tristeza alheia nas enchentes em SC (pobre família desta criança), os EUA nos “salvando” (ah, tá…) e a velha implicância besta com os símbolos esquerdistas.
capa2 capa3 capaCAZS9MLS
Como diria aquele velho movimento… cansei ! :)

2 comentários:

Semiramis disse...

Assinatura da Super? Aprovadíssima. Essa é uma revista interessante mesmo... vc vai curtir bastante...

Alexandre disse...

"Super" é uma boa pra assinar realmente. Mas eles liberaram o conteúdo na internet, segundo uma amiga minha. (ainda não conferi)

E essa capa do Obama?? Não tinha visto isso. rs Hj em dia eu não consigo pensar na Veja sem dar risada.

Finish her! :D

Compartilhe

Related Posts with Thumbnails